Cifose | Centro Clínico Orthopectus

A cifose ou “corcunda” exagerada pode ser desagradável esteticamente e predispor a dores, principalmente na vida adulta.

A sua prevenção começa na infância, quando as crianças devem ser orientados quanto a maneira correta de sentar e dormir, podendo ser introduzido gradativamente uma educação postural.

Muitas vezes um cifose exagerada se instala, principalmente na época da pré-adolescência e adolescência.

O tratamento inclui desde orientações posturais corretas, prática de exercícios regulares, fisioterapia (como RPG e Pilates), até colocação de coletes. O tratamento a ser instituído vai depender de cada caso.

Pacientes com pectus ou deformidades no tórax muitas vezes desenvolvem cifose como um hábito para tentar esconder o seu peito. Muitas vezes o tratamento do pectus com o método Haje (órteses + exercícios) pode melhorar a cifose.

No Centro Clínico Orthopectus desenvolvemos ainda órteses que podem ser utilizadas para tratar simultaneamente as duas condições (cifose + pectus).

No caso ainda do paciente ter apenas cifose postural aumentada, quando existir indicação do colete, desenvolvemos no Centro Clínico Orthopectus um colete especial apenas para cifose chamado Colete de Cifose de Brasília (CCB), que evita o chamado colete de Milwaukee, que tem um alto índice de rejeição pelos pacientes.

Powered by themekiller.com watchanimeonline.co