Pectus Excavatum
PEA - Pectus Excavatum Amplo
PEL - Pectus Excavatum Localizado
“O impacto psicológico de uma deformidade da parede torácica anterior, ou deformidade pectus, no paciente pode ser verdadeiramente devastador.” (Ellis)
“Na mente popular, o tamanho e o contorno do tórax estão associados com virilidade no homem, beleza na mulher e sex appeal em ambos, por isso não é surpresa que pessoas com deformidades no peito evitem roupas e atividades que tornam essas deformidades perceptíveis. . ”(Lester)
Por esta razão, você pode não ter visto pessoas com pectus excavatum ou outra deformidade deste tipo ainda.
Tratamento Pectus Excavatum
O pectus excavatum deve inicialmente ser tratado, na nossa opinião, com o uso da órtese CDTA2 (uma invenção brasileira – criada pelo Dr Sydney Haje e aprimorada pelo Dr Davi Haje, sendo que esse aprimoramento foi reconhecido como invenção pelo escritório de patentes europeu e nacional).
O uso da órtese deve ser associado a um protocolo de exercícios específicos, e eventualmente (em casos severos), o uso de dispositivo a vácuo (vacuum bell ou pux pec, criado na Alemanha).
No Brasil e no mundo, o Dr Davi Haje foi o primeiro a associar esses tratamentos, com vários bons resultados.
Esse post tem caráter informativo, uma vez que muitos pacientes acham que existe apenas a opção cirúrgica nos casos de pectus excavatum, e queremos difundir que antes da cirurgia existe uma boa opção conservadora.
Nosso Especialista em Pectus Excavatum
Dr. Davi Haje
O Prof. Dr. Davi Haje, CRM-DF 11077, é médico responsável pelo Centro Clínico ORTHOPECTUS – , do Hospital de Base do Distrito Federal em Brasília, DF, Brasil.
Seus interesses de estudo e pesquisa incluemas deformidades do tórax e da coluna vertebral, mantendo a experiência de 44 anos em tratamento sem cirurgia dessas patologias, originalmente desenvolvidas pelo seu pai, Dr. Sydney Haje.
Hoje com a técnica reconhecida e aplicada em todo mundo (método Haje), Dr. Davi Haje aprimorou o CDT (Compressor Dinâmico de Tórax), criando o CDT ajustável, e introduziu o tratamento do vacuum bell (dispositivo alemão de pressão negativo a vácuo) associado ao método Haje para casos de pectus excavatum.
Realizou ainda pesquisas inéditas relacionados à incidência do pectus na população de Brasília-DF e as alterações radiográficas em pacientes com pectus.
Entre em contato
Telefones:
+55 (61) 3425-1408 / 3425-1170
+55 (61) 9 9100-4817
Email: