Confira a matéria completa com o Dr. Davi Haje na Ed. 94 da Revista Iate Clube Brasília

Por meio de métodos inovadores, o sócio Davi Haje consegue proporcionar a pacientes adultos e crianças uma nova vida

Frequentador do Iate desde a mais tenra idade, windsurfista, tenista, mesatenista, nadador ou beachtennista nas horas vagas, pai da Isabela e do Rafael, casado  com  a Mariângela,  o  professor  e  médico ortopedista Davi Haje é referência mundial quando os assuntos são patologias do pé, ortopedia infantil, deformidades do tórax e da coluna vertebral.

O estudo intenso sobre essas áreas faz parte da sua rotina. Um legado do seu pai, o renomado Dr. Sydney  Haje, falecido em 2012, que foi conhecido internacionalmente por seu trabalho pioneiro em deformidades da parede torácica, incluindo a criação de um protocolo de tratamento para as condições de pectus carinatum (peito de pombo) e pectus excavatum (peito escavado).

Mas Davi Haje foi além. A partir dos resultados obtidos pelos pacientes do seu pai, viu que era possível e conseguiu melhorar os dispositivos para tratar pectus (o que foi reconhecido como invenção pelo escritório de patentes europeu e brasileiro), tendo ainda criado um colete para cifose.

Em outra frente, Davi Haje começou a aplicar o método Ponseti para tratar adultos com deformidades nos pés. A técnica consiste em engessar semanalmente os membros inferiores para remodelar os pés até que fiquem em posição natural e, quando necessário, é feita uma pequena incisâo para completar a correção. A terapia, criada na década de 1950 pelo espanhol Ignacio Ponseti, era usada apenas em crianças com até 1 ano de vida.

“Utilizava  o  tratamento  em  crianças  e adolescentes e, dados os êxitos dos casos, resolvi testar em adultos também. O que posso concluir, após anos de trabalho e estudos clínicos, é que os resultados com essa técnica são mais satisfatórios em relação à correção com cirurgia”, detalha Davi Haje.

O primeiro caso adulto de reversão já publicado na literatura médica ocorreu em 2019, quando o médico brasiliense reverteu a anomalia congênita de uma mulher de 26 anos. A terapia foi destaque no Iowa Orthopedic Journal, dos Estados Unidos, em março de 2021, no Journal Bone and Joint SurgerY – Case Connector e, recentemente, no Journal Foot and Ankle Clinics, após convite do Dr. Myerson, ícone mundial da cirurgia de pé.

Entre os outros casos de sucesso, Haje destaca o da paciente Leiliane Melquíades que, somente aos 37 anos, calçou um par de tênis pela primeira vez, doado pelo médico. Após sete meses de tratamento no Hospital de Base, a pernambucana voltou para a sua cidade natal, mas, antes disso, pôde realizar outro sonho: entrar andando com os pés corrigidos na igreja no dia do seu casamento, com o noivo que conheceu durante seu tratamento em Brasília.

Os  tratamentos  ortopédicos  também  são conduzidos no Centro Clínico Orthopectus. É na clínica que o trabalho de ajudar mais pessoas vai além, local em que atende vários pacientes de outros estados e recebe doações que leva ao SUS. “Hoje, por exemplo, graças às doações dos pacientes, conseguimos aumentar o banco de órteses do SUS”, revela o doutor.

Segundo o médico, o tratamento do pé torto congênito exige o uso de uma órtese para manutenção da correção do pé após a etapa de gessos. Com as doações recebidas, será possível viabilizar a retirada de gessos mais rapidamente dos pacientes atendidos pelo Sistema Único.

Haje conta que é “gratificante proporcionar uma nova vida aos meus pacientes. Hoje, compartilho os resultados e os estudos do método com médicos do mundo inteiro para que mais pessoas tenham a oportunidade de vivenciar isso”.

5 comentários em “Confira a matéria completa com o Dr. Davi Haje na Ed. 94 da Revista Iate Clube Brasília”

  1. Howdy! I know his is kinda off topic however I’d figred I’d ask.

    Would you be inferested inn exhanging linbks oor mmaybe guest writing a bblog post
    oor vice-versa? My blog doscusses a lott of tthe same topics
    as yours and I think wwe coould gratly benefvit from each other.
    If youu are inerested feel freee too send mee an email.
    I look fofward too hearing frfom you! Exfellent blogg by the way!

  2. Auricelia Figueiredo Magalhães

    Dr Davi Haje vi um reportagem sua no fantástico sobre o tratamento de pés, Dr eu tenho um do lado direito eu não piso direito piso com a ponta do pé fiquei interessada no tratamento, tenho 52 anos e mey sonho é pisar direito 🥺 peguei Poliomielite quando pequena. Fiquei mais feliz porque o tratamento é feito pelo SUS. Gostaria dw um retorno.

  3. Dr Davi, só de Assistir a reportagem no fantástico já senti que o Senhor é um homem de Deus, que tansmite muita paz. Gratidão pelo seu Dom, por dar as pessoas esta felicidade imensa de pode andar. Que Deus ilume todos os dias da sua vida, guarde o Senhor e toda sua família. Continue deixando Deus te guiar.

  4. Dr Davi vi a reportagem no Fantástico e pesquisei o Dr tenho uma filha de 20 anos nunca andou só andador e no chão engatinhando teve paralisia na hora de nascer teve uma problema no Neuro fala muito este atraso foi no andar não tem firmeza para ficar de pé para andar tem os pés tortos não muito mais tem minha esperança é q ainda fica de pé sem ajuda de andador e andar mais sou de João Monlevade este tratamento é feito pelo SUS gostaria muito q me retorne se ainda tenho esperanças q um dia possa ficar de pé e andar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *