RTA – Reequilíbrio Tóraco Abdominal | Centro Clínico Orthopectus

Método

O RTA – Reequilíbrio Tóracoabdominal – é um método de terapia manual global que tem por objetivo incentivar a ventilação pulmonar, promover a remoção de secreções pulmonares e das vias aéreas superiores através da reorganização do sinergismo muscular respiratório, que se perde na presença de disfunção respiratória.

A respiração, em condições normais, deve ocorrer com mínimo esforço, mínimo gasto energético e máxima eficiência para possibilitar o desenvolvimento das atividades funcionais imprescindíveis para a realização do ser humano. Por ser a respiração uma função mantenedora da vida, a presença de esforço respiratório limita o desenvolvimento e a qualidade das atividades sensório-motoras.

O RTA preconiza que as disfunções e doenças respiratórias apresentam sequelas musculares, posturais, ocupacionais e sensório-motoras. Ao abordar os distúrbios respiratórios de forma abrangente é possível vislumbrar uma reabilitação da função respiratória, reintegrando respiração à atividade sensório-motora global, oferecendo ao paciente a possibilidade de uma melhor qualidade de vida.

As medidas terapêuticas para alcançar tais objetivos baseiam-se no alongamento e fortalecimento dos músculos respiratórios, o tratamento não se constitui de manobras isoladas, mas de um manuseio dinâmico orientado pela biomecânica respiratória normal e pela fisiopatologia das disfunções respiratórias. Tal manuseio se caracteriza por um conjunto de ações terapêuticas manuais, ajustes posturais, e uso de artefatos para posicionamento adequado de forma a recuperar o sinergismo muscular ventilatório e a homeostase.

A aplicação da técnica possibilita a reorganização da geometria e do sincronismo toracoabdominal, reexpansão de áreas hipoventiladas, melhora a ventilação, a qualidade do fluxo, a remoção de secreções pulmonares, o incremento das atividades não respiratórias e a reestruturação da postura.

O Método RTA não se limita apenas aos indivíduos que apresentam doenças respiratórias como também se aplica às disfunções respiratórias geradas por estresse, alterações posturais, deformidades torácicas, distúrbios neurológicos, cirurgias, refluxo gastroesofágico, entre outras. Pode ser aplicado a pacientes de todas as idades e patologias que resultem em disfunção respiratória, desde o prematuro até o adulto. A condição clínica não é limitante para aplicação da técnica, pois o manuseio muda de acordo com as possibilidades de cada paciente.

Indivíduos saudáveis podem melhorar sua performance no que diz respeito às atividades esportivas, artísticas (atores, cantores e músicos) e laborais.

*O método RTA e o texto foram elaborados pela Fisioterapeuta Mariângela Pinheiro de Lima.

Powered by themekiller.com watchanimeonline.co