RPG/ Mackenzie | Centro Clínico Orthopectus

Dores nas costas, nas articulações, noites mal dormidas, tensões musculares, etc. Quem nunca passou por essas desagradáveis experiências?

*As sessões de RPG se propõem a tratar as causas, reequilibrando o seu corpo e promovendo uma postura saudável e livre de dores.

O que é RPG?

A Reeducação Postural Global – RPG foi idealizada por Phillipe Souchard na França e introduzida no Brasil na década de 80. É uma técnica realizada, exclusivamente por fisioterapeutas, com o objetivo de prevenir e tratar os desequilíbrios musculares, tendo como princípios.

A Técnica

A técnica de RPG não se limita apenas aos pacientes que estejam sentindo dor, mas se aplica também àqueles que buscam melhorar a postura e ter assim uma aparência mais saudável. O tratamento é individualizado e é indicado em todas as faixas etárias a partir de 7 anos.

Para se obter um resultado positivo com RPG são necessárias sessões semanais de uma hora, e em casos mais graves as sessões podem acontecer duas vezes por semana.

Realiza-se uma a duas posturas normalmente em cada sessão. Tem indicação no tratamento de escoliose, lombalgia, hipercifose, dor cervical, hérnia de disco e várias outras…

A partir da avaliação física , dos sintomas relacionados pelo paciente e do seu histórico de vida (atividade laboral, esportes/sedentarismo, etc…) o profissional indica os exercícios de respiração e as posturas a serem seguidas. O objetivo das posturas é alongar cadeias musculares que são constantemente exigidas e portanto se tensionam em demasia. Por exemplo, a cadeia muscular respiratória e cadeia anterior de braço, a qual utilizamos para as atividades de comer, usar o computador, segurar uma criança… Dessa forma, é extremamente importante quebrar o “ciclo vicioso”, reequilibrar esses músculos a fim de prevenir problemas na biomecânica corporal.

As posturas evoluem de forma lenta, gradual e progressiva até que o paciente consiga alongar a cadeia muscular, promovendo o relaxamento e descompressão das articulações. Ao final de cada sessão, é feita a integração, ou seja, uma relação entre a postura e as atividades de vida diária para a aplicação do aprendizado e automatização da nova postura. Durante o tratamento, a medida que a musculatura é alongada e os segmentos corporais tomam uma posição “mais fisiológica”, o paciente é encorajado a realizar o fortalecimento muscular.

É importante ressaltar que o enfoque da técnica de RPG é principalmente alongar músculos profundos, estabilizadores, diferentemente das atividades de academia que são voltadas para os músculos dinâmicos. Dessa forma, os benefícios decorrentes dos alongamentos promovidos pelas posturas de RPG acontecem por meio de conhecimento técnico especializado e dependem também da dedicação do paciente em incorporar as orientações em sua rotina.

Texto elaborado pela Fisioterapeuta Ana Cláudia sobre RPG.

Powered by themekiller.com watchanimeonline.co